terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

PECADO?


Judaísmo considera a violação de um mandamento divino como um pecado. O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do ser. A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o mal (Gen 8:21) e de escolher o Bem em vez do Mal (Salmo 37:27). O Judaísmo usa o termo"pecado" para incluir violações da Lei Judaica que não são necessariamente uma falta moral. De acordo com a Enciclopédia Judaica, "O Homem é responsável pelo pecado porque é dotado de uma vontade livre ("behirah"); contudo, Ele tem uma natureza fraca e uma tendência para o Mal: "Pois o coração do Homem é mau desde a sua juventude" (Gen,8,21; Yoma,20a; Sanh105a). Por isso, Deus na sua misericórdia permitiu ao Homem arrepender-se e ser perdoado. O Judaismo defende que todo o Homem nasce sem pecado, pois a culpa de Adão não recai sobre os outros homens. Pecado designa todas as transgressões de uma Lei ou de princípios religiosos, éticos ou normas morais. Podem ser em palavras, ações (por dolo) ou por deixar de fazer o que é certo (por negligência ou omissão). Ou seja, onde há Lei, se manifesta o Pecado. Pode ser tão somente uma motivação ou atitude errada de uma pessoa, e isso, é chamado de pecado "no coração". No íntimo dos humanos e independente da Culura a que pertença, existe necessidade de estabelecer princípios de ética e normas de moral. Quando se viola a consciência moral pessoal, surge o sentimento de culpa.
E nesta cultura Judaica é onde nasce e cresce Jesus Cristo que perante esta consciência de pecado Ele perdoa.
Podemos ver esta questão do pecado por três visões.
O espiritual, o religioso e o da parte de Deus.
O espiritual (cristão) é quando se da conta que algo não só o transcende mas um Deus que vem sempre ao nosso encontro onde a iniciativa é sempre Dele, e onde somos chamados a dar reposta e sempre que me fecho a esse amor normalmente por arrasto me fecho ao amor ao outro, e posso chamar isso de pecado que me escraviza porque me impede de me sentir livre porque me fecho em mim mesmo.
O religioso é depois de uma experiência espiritual, para se tentar manter essa experiência, cria-se regras e ritos que passado tempo se pode se perder do espiritual e pode correr o risco de ficar só uma conduta moral de regras que vão perdendo o sentido.
Parte de Deus claro que não sei, mas apercebo-me que deve ser como o pai dum toxicodependente, tem uma atitude de o castigar o ajuda a sair da escravidão e quando ele sai faz a festa como a parábola do filho pródigo Lc 15, 11-32.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Onde somos convidados a conversão não porque há pecado em si mesmo, mas para grande festa que é o centro da religião cristã, a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu ressuscitou e es ta vivo entre nós e como nem sempre estamos ciente desta realidade a igreja nos propõe este tempo litúrgico para redescobrir e aprofundar essa maravilha de um Deus que nos criou e vem ao nosso encontro e permanece para sempre.

6 comentários:

Anônimo disse...

Se confessarmos.....
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e abandona encontra misericórdia(Pv 28.13).
Confessar pecados não é coisa fácil.Estamos sempre prontos a disfarçar e nos justificar.Veja os assaltantes.Mesmo sendo apanhados em flagrante,eles tem uma explicação e justificativa.
De facto, a confissão de pecados não é fácil.E foi assim desde que o pecado entrou na corrente da vida humana.Eva foi induzida a contrariar a orientação recebida
de DEUS.E nem Eva nem Adão confessaram.Pelo contrário, tentaram esconder-se e depois se justificar,transferindo a responsabilidade.E o mais curioso, para se esconderem de DEUS, fizeram para si aventais de folhas de figueira.Quando DEUS pediu contas,começaram no exercício da tansferência da culpa.Adão passou a responsabilidade para Eva e destacou:"A mulher que tu me deste."Eva, por sua vez,transferiu a responsabilidade para a serpente.Este mecanismo de transfêrencia da culpa tem sido usado por todos nós.Sempre estamos prontos a transferir a culpa.Mas isso não nos livra da culpa.O caminho da libertação do pecado chama-se confissão."Se confessarmos os nossos pecados...." E veja bem a ênfase: os nossos".È cômodo acusar outros dos pecados deles.DEUS nos diz que todos pecamos e que não há pessoas justa,nenhuma sequer.Mas há pessoas justificadas.São as que confessam seus pecados diante de DEUS e tem suas vidas purificadas pelo sangue do Cordeiro de DEUS, que afirma ter vindo ao mundo para salvar e buscar quem está perdido(Lc 19:10).Como é feliz aquele que tem suas trangressões perdoadas!(Sl 32.1)
Um abraço em Cristo!!

Daniel Santos disse...

obrigado.Eu veijo o pecado pelo pecado em simesmo, mas por tudo que bloqueia de me libertar por iço concordo planamente com:
Se confessarmos.....
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e abandona encontra misericórdia(Pv 28.13).

Anônimo disse...

Sempre achei estas coisas de lei e pecado um exagero.

É que de um mau passo pode resultar uma boa mãe.

Ah pois é!... Ah pois é!...

Daniel Santos disse...

Obrigado PC
Concordo contigo plane mente, e deixa um leitura de Meteus que me vinha muito ao coração quando tive em Taizé.
a Mim (Mateus 11:28-30)
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."
Durante centenas de anos e para ~
milhões

Anônimo disse...

Então Andante, se gostas desse texto, deixo-te aqui este outro do escritor Paulo Coelho. O mesmo sentido, outra perspectiva :


Um grupo muito grande de pessoas está no meio da estrada, barrando o caminho que leva ao Paraíso.

O puritano pergunta: “Por que os pecadores?”

E o moralista berra: ”A prostituta quer fazer parte do banquete!”

Grita o guardião dos valores sociais: ”Como perdoar a mulher adúltera, se ela pecou?”

O penitente rasga suas roupas: “Por que curar um cego que só pensa em sua doença e nem sequer agradece?”

Esperneia o asceta: ”Tu deixas que a mulher derrame em teus cabelos um óleo caro! Por que não vendê-lo e comprar comida?”

Sorrindo, Jesus segura a porta aberta. E os guerreiros da luz entram, independentemente da gritaria histérica.

Daniel Santos disse...

Claro que gostei, e como suponho que te já apercebestes, eu pego que sempre numa palavra ou frase que me toca.
E sinto que chave deste tema pecado ligado com perdão é uma linguagem muito mundana onde toda a “linguagem” de Jesus só de ser um sorriso de alguém que a Sua vida é o acolhimento