domingo, 2 de março de 2008

Porquê Natal e porquê Pascoa?



O tempo não parece que há pouco saímos do natal, já estamos a caminho da Páscoa. Tanto o Natal como Páscoa são dois mistérios que a fábula que proponho que nos ajuda a desmistifica-los, primeiro porque Deus encarna na nossa condição, faz caminho connosco e depois morre numa cruz como um criminoso, e o segundo é mesmo este o sentido desta morte.
Havia um principezinho além de ter tudo tinha uma fada que lhe concedia um desejo. Esse principizinho vinha para o jardim brincar e começou a reparar num carreiro de formiguinhas e mais tarde viu que aquele era o caminho que fazia o jardineiro e sempre que passava pisava as formiguinhas e matava algumas. E ficou muito incomodado porque sempre que o jardineiro passava matava várias formigas e começou a tentar falar com elas no sentido de elas se aperceberem e mudar o rumo, assim o menino já deixava de brincar para passar o tempo a dizer as formigas para se desviassem do caminho, mas quando mais o menino falava tudo não mudava porque as formigas não percebiam a linguagem como é obvio.
Chegou o dia em que a fada apareceu e lhe concedeu o desejo e o menino tinha direito.
Mal chegou a fada o menino aflito pediu à fada que o transforma-se em formiga, a fada ficou subfacta com aquele pedido. Pois um menino que tinha tudo e renunciava para ficar uma formiga, claro que fada lhe fez resistência, pois não entendia como um menino que deixava tudo para descer á condição de formiga, mas o menino muito convicto explicou o que se estava a passar, que elas tinham de mudar o rumo da sua vida porque o jardineiro todos dias matava algumas formigas e claro que elas não percebiam a sua linguagem e para tal ele tinha de ser uma formiga para comunicar com elas, e perante este pedido a fada teve de conceder e fez de um menino muito rico uma simples formiga.
O menino já como formiga foi para o meio das outras formigas e começou e falar, amigas não vão por ai porque vem um homem e pisa e morrem, e nenhuma lhe ligava e ela cada vez mais empenhada gritava: amiguinhas não vão por ai porque morrem, ninguém ligava. Ate que uma se interrogou, quem é aquela sirigaita que agora chegou já quer ser chefe, puxou de uma arma e matou-a.
Porque me toca esta fábula?
Porque tal como Jesus, o menino desce da sua gloriosa condição, para entrar no quotidiano de um “povo” de uma dimensão completamente redutora da sua, mas ver neste processo doloroso o único caminho para o salvar, mas o povo primeiro ignorou e depois senti que o seu próprio poder se põe em causa e como ele é determinado para sua missão é aniquilada.
E o Senhor que responde é um povo em crise que esperava um rei politico, e Ele tinha e tem a consciência que a resposta para o mundo contemporâneo de todos o século é um rei ao serviço do amor, mas para isso é preciso deixar tudo que nos instala.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Andante Azul!!
Assim como o Natal a Páscoa,pode ser tão repleta de alvoroço que perdemos o seu maravilhoso significado.Os cartões, os presentes, os enfeites,os coelhinhos e os ovos decorados ou o dia do feriado podem obscurecer atos importantíssimos de Deus para a humanidade.
No nosso desejo de proporcionar horas de alegria à família,não nos esqueçamos do verdadeiro significado desta data.Muitas vezes,os costumes e tradições seculares são tão bonitos e marcantes que deixamos de lado a verdade espiritual em favor de fantasias e brincadeiras.
No entanto, devemos avaliar bem o significado de cada ocasião e cada data importante.Muitas pessoas morreram por causas valiosas e a memória delas é preciosa, mas Jesus Cristo não somente morreu por nós,mas ele ressurgiu para assegurar a nossa salvação.
No passado, Israel perpetuou a memória dos maravilhosos feitos de Deus, o Pai todo-poderoso que agiu em seu favor, relatando aos seus filhos-quando lhes perguntaram-o que significavam os testemunhos, estatutos e juízos que o Senhor Deus havia ordenado.Então lhes falavam do livramento do povo da escravidão do Egito.Ou quando indagavam sobre o significado das doze pedras retiradas do rio Jordão, quando o povo atravessou a´pé enxuto,explicavam-lhes como o povo entrara na terra prometida sob o cuidado de Deus.
Na Páscoa,uma pedra,uma grande pedra rolada do túmulo escancarado fala a respeito não só de um túmulo aberto, mas de uma ressurreição divina,de um Senhor-o Senhor Jesus-cheio de poder para nos conduzir à glória.Não podemos trocar essa realidade por uma imitação barata,por mais alegre e bonita que seja!
Reflita sobre isto e que Jesus Cristo, o Senhor e Salvador,possa ser a razão de sua Páscoa.
Assim como a formiga também devemos ser perseverantes na nossa caminhada.Não deixemos que o desânimo venha prejudicar o nosso entusiamo por Cristo!!
Uma boa Páscoa à todos que fazem caminhada neste Blog com o Andante Azul!!
Um abraço em Cristo!!
C.Andante.

Daniel Santos disse...

C. Andante
Muito obrigado para apreço que tens tido por este espaço, pela amizade, carinho, dedicação que tens tido por mim, sabes que sou de poucas palavras, a não quero fazer de este espaço, assuntos pessoais, mas por traz delas ta muita gratidão e alegria de te ter amiga

Anônimo disse...

Olá a Todos

só passei por aqui para desejar uma boa e santa páscoa a todos, já que o tempo não dá para mais.

Ainda assim deixo-vos aqui uma curiosidade desta Páscoa que provavelmente já conheceis por fazer parte de um email que anda por aí a circular:

-------------------------------

O primeiro Concílio Geral da Igreja (Nicéia, 325dC) determinou que a Páscoa cristã fosse celebrada no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

3) No ano que vem, a Páscoa será em 12 de Abril. As datas móveis que dependem da Páscoa são: Terça-feira de Carnaval (quarenta e sete dias antes da Páscoa), Quaresma (tem início na Quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa), Sexta-feira Santa (a sexta-feira imediatamente anterior), Sábado da Solene Vigília Pascal (o “sábado de aleluia”, na véspera), Pentecostes (o oitavo domingo após a Páscoa) e Corpus Christi (a quinta-feira imediatamente após o Pentecostes).

----------------------------

Um abraço