quinta-feira, 29 de novembro de 2007

FELIZ NATAL PARA TODOS



Dizem que vale uma imagem que mil palavras, não sei se é realidade, mas escolhi esta com imagem de advento. Acho que como o evangelho relata o anunciação a Maria, eu imagino um pouco como nesta pintura. O que toca mais no texto da anunciação é o diálogo de Maria com anjo. Primeiro fica perturbada com saudação do anjo, quando se fala em perturbar, fala-se sempre de algum negativo mas esta perturbação faz muito sentido, quanto a mim, porque o Deus de Israel ainda não tem esta proximidade que há hoje e começou neste mesmo instante, e o próprio Deus que se preocupa e diz “Não temas” porque Deus é Pai e nos conhece como ninguém, até digo mais Deus nos conhece melhor que nós próprios e por isso é na oração que me vou conhecendo. Mas este diálogo com Maria, e como ela vai respondendo é de alguém muito lúcido ao ponto que quando o anjo lhe diz: “Hás-de conceber no teu seio e dar á luz um filho, do qual porás o nome de Jesus” não se limita a aceitar mas tem de ter tudo bem claro, e para mim quem tem a capacidade de por tudo em causa até o próprio Deus ganha uma tremenda credibilidade. Será que o advento e o próprio Natal ainda faz sentido hoje? Houve á uns anos um retiro de silencio que foi á volta desta questão e foi-me muito importante para mim outra visão do advento. Em vez de esperá a vinda de Jesus, ter consciência que Ele veio á dois mil anos e ficou connosco mas nem sempre temos conciencia disso, então o advento á da parte de Deus á espera que nós renascemos para Ele

14 comentários:

Ana Cristina disse...

"A voz do anjo sussurrou no meu ouvido. Eu não duvido já escuto os teus sinais...
TU VENS, TU VENS eu já escuto os teus sinais..."
(música: Anunciação - Alceu Valença, cantor brasileiro)
MARIA, entre todas foi a escolhida para servir de abrigo para o FILHO DO DIVINO."E ELA guardava todas essas coisas no silêncio do seu coração."
Tudo começa, como ilustra a imagem, com O GRANDE ENCONTRO. MARIA, recebe a visita do MENSAGEIRO DO DIVINO. MULHER ESPECIAL,MOMENTO ESPECIAL.Com certeza, há mais de dois mil anos nesse momento toda a atmosfera universal modificou-se, porque O VERBO IRIA SE ENCARNAR.
Todo esse período é marcado por ENCONTROS por causa de UMA CHEGADA. Desejo comentá-lo por partes.
Primeiro CAROS AMIGOS, quero marcar aqui a idéia do ENCONTRO. Advento - Natal são ENCONTROS.
O 1º Encontro: MARIA e o MENSAGEIRO DO DIVINO (Anjo)

Daniel Santos disse...

Obrigado Cristina
É o encontro sempre o principio de tudo mas o nosso DEUS nao ficou só pelo encontro, pela sua entrega que deu e dá sentido ao encontro ao ponto de nos encontramos com nosco próprio e uns com os outros
FELIZ NATAL

Anônimo disse...

VISITAS DE NATAL


Visitas I

Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe:

"Salvé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo."

(S. Lucas, I)



E se de repente rompesse das ondas
uma deusa verde
com algas nos seios
olhos de espuma
graça de peixe
e uma estrela-de-mar
nos cabelos de sol
molhados de música?

Ah! não me espantava.

(José Gomes Ferreira - Poema XXVI do Livro Areia)



Visitas II

Por aqueles dias, pôs-se Maria a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Erguendo a voz, exclamou:

"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre."

(S.Lucas I)



Li, certo dia, que a importância não estava na bênção mas na forma como o abençoado a recebia. Tal como a cura não está no medicamento mas na reacção do corpo a este.

Sobretudo, quando a bênção se transforma em gratidão, o impulso de retribuição faz com que a pessoa deixe de se concentrar em si mesma para se doar ao mundo, como se tudo, os bens, inclusive a própria vida, não passasse de um empréstimo que devesse ser rentabilizado da melhor forma. Este movimento interior muda o abençoado de uma tal maneira que nunca mais ele será a mesma pessoa. E a mudança traz a cura.

Veio isto a propósito de uma outra história. Certa vez perguntaram, durante um programa, a Oprah Winfrey essa grande comunicadora da televisão americana, multimilionária e filantropa, se se lembrava do maior gesto de bondade que alguém tinha tido para com ela.

Ela respondeu que se lembrava perfeitamente. Tinha 12 anos e vivia com a mãe, o irmão e a irmã. Nessa altura passavam por grandes dificuldades financeiras, só subsistindo com o apoio da segurança social. Na véspera de Natal, a mãe chamou-a e disse-lhe que nesse ano não ia haver prendas. Ela espantou-se e perguntou:

- Então o Pai Natal não vem ?!

- Não não vem. Não existe nenhum Pai Natal. E não me faças mais perguntas. - respondeu-lhe a mãe, brusca.

Oprah ficou incrédula. - Como é que era?! Então o Pai Natal não existia??! Como raio iam poder festejar o Natal sem presentes, nem consoada? - Interrogava-se.

Naquela noite um sentimento de angústia começou a apoderar-se da menina. Não era tanto da tristeza por não ter prendas mas mais pelo embaraço de ter finalmente compreendido que eram realmente muito pobres, tão pobres que nem o Natal podiam celebrar. E também vergonha: o que ia dizer na escola quando todos lhe perguntassem que presentes tinha recebido? Chegou a pensar em inventar uma história mas que história airosa podia ela arranjar que justificasse o facto de não ter recebido nada?

E foi então que bateram à porta. Eram 3 freiras. Traziam comida e brinquedos.
Sempre ia haver Natal.

Embora na altura não o soubesse, aquele gesto de bondade iria mudar a sua vida para sempre. Muitos anos mais tarde, já à frente da sua própria empresa, a Harpo Productions, estava ela a preparar o programa que iria apresentar no Natal quando se lembrou da visita das freiras. Então teve uma ideia. Porque não ir para África fazer pelas crianças de lá o mesmo que aquelas 3 mulheres haviam feito por ela?

Nesse ano mais de 50 000 crianças pobres da África do Sul, muitas das quais nunca tinham recebido um presente em toda a sua vida, muitas órfãs de pai e mãe devido ao flagelo da sida, também tiveram a sua visita de Natal.

Para Oprah, o circulo fechara-se. No final, ela e todos os que arduamente trabalharam no imenso projecto, tinham tido o melhor e mais iluminado Natal das suas vidas.

História fantástica? Claro. Mas nada que, de uma forma ou outra, não possa acontecer a cada um de nós. Afinal também, neste preciso momento, estamos todos a ser abençoados, quanto mais não seja com o dom da vida. Que cada um saiba agradecer a Deus por ele da melhor maneira. As prendas do céu não se farão esperar.

Um Bom e Santo Natal a todos.


PS:

1 - Ah! pois é Andante, ah! pois é, essa de no Natal o céu estar à espera das nossas ofertas não me convence.
É que o aniversário pode ser Dele, mas os presentes são sempre nossos ;-)

2 - Como vês também achei que o tema da tua figura tinha a ver com Visitas ou Encontros, como dizia a Ana Cristina, embora, no fim, talvez o mais apropriado fosse falar de Reencontros. Dizes que há mais para além disso, claro que sim, mas do resto falaremos noutra altura. Talvez na Quaresma. Por enquanto ainda é Advento. Reencontremo-nos pois.

3 - Para quem quiser saber mais sobre os desenvolvimentos do programa «ChristmasKindness» de Oprah Winfrey visitar este link aqui.

Ana Cristina disse...

2° Encontro (s): Maria e José/José e o Mensageiro do DIVINO

E agora, José????

Maria já integrada ao Mistério Sagrado, vai ao ENCONTRO de José dizer-lhe dos planos de Deus para ele e de sua incubência. José como ainda não estava em sintonia com o projeto de Deus para ele, assutou-se, espantou-se, rebelou-se, ficou confuso com tudo. Atitude extremamente compreensível, pois José em sua fragilidade humana não se encontrava preparado para receber coisas que vem do ALTO, mas ao receber tem o mesmo gesto de Maria: faz-se OBEDIENTE.

MARIA, em sua obediência e humildade ao SENHOR, após receber a NOTÍCIA, declamou a perfeita ORAÇÃO DE LOUVOR, o MAGNIFICAT. Oração esta que expressa AS ATITUDES e PLANOS DE DEUS para com a humanidade.

JOSÉ, O JUSTO, não se encontrava na mesma dimensão evolutiva de INTIMIDADE com o DIVINO como MARIA, por isso agiu diferente, mas o ANJO, veio avisar-lhe de sua INTEGRAÇÃO ao PLANO DE DEUS.

Vejo toda a humanidade representada na pessoa de JOSÉ, através de seu gesto de incompreensão (no princípio). Porque mostra a FRAGILIDADE HUMANA diante da FORÇA DO ALTÍSSIMO.

Agora entra o diferencial entre JOSÉ e a humanidade: Ele foi mais além. Ele ACEITOU e OBEDECEU.

Este 2° encontro nos ensina,através da pessoa de JOSÉ, que somos frágeis diante da FORÇA de DEUS, mas somos merecedores, basta ACEITAR E OBEDECER, e estar disposto a enfrentar as tribulações que possam vir, porque os PLANOS DE DEUS não são os planos do mundo.

PS:

PC,
Muito legal, ENCONTRO é também sinônimo de VISITA. Visitar é eoncontrar-se, ou reencontrar-se.

Felicidades a todos. Feliz Espera. só desejarei o FELIZ NATAL mais na frente (rsrsrsrs)

Abraço a todos do tamanho do meu País (Brasil)

Anônimo disse...

«Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade.» Dalai Lama

Olá Daniel
Gostei de visitar o seu blog. É inspirador para sermos melhores pessoas, mais atentas à vida e aos outros. No nosso pequeno Mundo, somos partículas ínfimas face ao Universo que Deus nos deu; mas é na adversidade das nossas limitações que podemos Ser melhores.
Obrigada, pela lição de vida que nos dá, Daniel.
E Feliz Natal também para si.

Daniel Santos disse...

PC
Obrigado, pelos teus vastos conhecimento e da maneira com dinamizas este espaço.
Júlia
não queria apanhas fazer uma troca de “galhardetes” mas você sempre foi uma pessoa que considerei sinto que é uma pessoa profunda.
Cristina
muito obrigado por falares em S.José porque para mim mesmo mais que Maria ele é o exemplo de fé, confiança, Maria ainda teve o anjo e a certeza que continuou e maculada, mas José dentro duma sociedade e mentalidade judaica onde podia repudia-a, teve aquele atitude que relata os evangelhos que acho que ao longo da historia sinto que foi e é um marco que se da pouca importância face é importância que se tem dado é Maria que não meto em causa, mas não poço calar o papel de S. José

Anônimo disse...

Olá à Todos!!
Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. (Mt2.2)

Parece-me que 3 foi um número de sorte para Jesus e para Oprah.Quantos já passaram ou ainda passam por situações idênticas a dela.Recordo-me que também em minha infância nem sempre tinhamos os presentes esperados na noite de Natal, mas Graças a Deus com o amor, carinho e determinação de meus pais podemos superar essa fase difícil em nossas vidas já que somos no número de 4 filhas.Ficaram sim as recordações de Natais passados em casa de meus avós maternos onde colocávamos nossos sapatinhos na janela á espera que o Pai Natal nos visitasse.E ele sempre se fez presente!!!
Na época de Natal muitas emoções diferentes tomam conta do nosso coração.Para alguns, á troca de presentes, a família reunida, a fraternidade, a ceia gostosa dão um toque diferente e de doçura na esperada noite.Para outros lembranças tristes,desejos não realizados.
Seja como for, creio que há algo que podemos aprender com os magos do oriente.Naquela noite tão comum-como todas as outras-eles estavam olhando para cima e notaram a estrela.Ao vê-la,seguiram-na até seu destino final:o berço que embalava Jesus.O contexto não era dos melhores.Maria lidava com uma gravidez sobrenatural e inesperada, o stress da falta de vagas nas hospedarias da cidade onde foram para o recenseamento, a falta de higiene no lugar do parto, a ausência da família de José e Maria para o nascimento do bebê, a chegada de estranhos e ilustres visitantes que traziam junto seus presentes, o prenúncio de um plano de assassinato de recém-nascido, arquitetado por Herodes.Parece que não houve tanta celebração ou festa no nascimento de Jesus.Mas houve uma coisa:adoração.Foi isso que os magos fizeram:seguiram a estrela até que ela os levasse ao lugar de adoração do recém-chegado Salvador.
Que também nós possamos ter em nossos corações o real significado do Natal e façamos o caminho dos magos do oriente e sigamos a estrela até que ela nos leve a nos ajoelharmos diante de Jesus para adorá-lo com a simplicidade e humildade de José.Comemoramos o Natal com alegria na presença do Senhor e ofereçamos nossa vida como presente a Cristo!!
Um Abraço.

Anônimo disse...

ENTREMOS DESPOJADOS, MAS ENTREMOS,
DE MÃOS DADAS TALVEZ O FOGO NASÇA,
TALVEZ SEJA NATAL, E NÃO DEZEMBRO,
TALVES UNIVERSAL A CONSOADA.
DAVID MOURÃO-FERREIRA

Anônimo disse...

Olá

Reparei no muito pessoal que vai poisando por aqui no blog que mora a sul da linha do equador, onde no momento, estão a caminhar a passos largos para o pino do Verão.

Ora as imagens que povoam o nosso imaginário Natalício estão associadas às vivências dos povos do hemisfério Norte, quando o alongar das noites e o frio convidam ao sentar à volta da lareira acesa e à introspecção.

O Pai Natal de casaco de peles e gorro, montado no seu trenó de neve, é produto deste ambiente mas altamente improvável quando estão 40º à sombra. Neste caso, a minha imaginação diz-me ser muito mais realista uma Mãe Natal de biquíni vermelho, cabelos ao vento, a desfilar pelas dunas da praia na sua moto 4.

Então e o pinheirinho de Natal será substituído pelo coqueiro ou pela mangueira? Afinal o coqueiro é muito mais simples de enfeitar pois como já vem com bolas só é mesmo preciso colocar as fitas.

E a Estrela de Natal dá lugar ao Cruzeiro do Sul?

Pois é, era isto que eu gostava de saber: como é que os símbolos e as tradições da quadra foram adaptados à vida e clima dos mares do sul?

Também podem postar receitas tradicionais e outras curiosidades ligadas à época.

Ana Cristina disse...

3º Encontro: Maria e Isabel
"Visita Senhora teu povo que a ti continua fiel, repete esse gesto de novo que encheu de alegria Isabel" (música católica)

Não vou deter-me a falar desse ENCONTRO porque o ESTIMADO PC já o fez muito bem.

Só chamo atenção para uma coisa: não foram apenas essas duas guerreiras mulheres que se encontraram, mas também foi o encontro de dois SERES EXTRAORDINÁRIOS que as mesmas carregavam em seu ventre. A vibração entre essas pessoas desse ENCONTRO foi tão forte que UM deles ESTREMECEU no ventre.

Do DEUS-MENINO falarei depois, mas destaco aqui a pessoa de JOÃO BATISTA.

JOÃO, A VOZ QUE VAI CLAMAR NO DESERTO E PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR.

PESSOA por quem também tenho extrema admiração.Falarei sobre ele em outra oportunidade.

Abração verde-amarelo para todos.

Ana Cristina disse...

É com muita alegria que venho desejar a todos que participam deste espaço um FELIZ NATAL cheio de alegria e muitas boas notícias em 2008.
Para mim foi um grande presente estar aqui com vocês.`
Paz e bem a todos.
Beijos e abraços...

Anônimo disse...

Olá Cristina!!
Quero te desjar um Natal abençoado em Nome de Jesus e que ele possa permanecer em nossos corações durante todos os dias do Novo Ano.
Boas Festas!!!!
Um Abraço
Néia

Ana Cristina disse...

4º ENCONTRO: O DIVINO E O HUMANO

"A PAlAVRA SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS"
Alegremo-nos, caros amigos, a LUZ, o PRÍNCIPE da PAZ, nasceu e está em nosso meio.

Que o espírito e a magia dessa feliz noite, acompanhem-nos por todos os dias de 2008.
PS. Obrigada, Néia, para ti também.

Daniel Santos disse...

Cristina um bom ano para ti

Neia que este ano novo seja a continuçao e conctrisaçao de tudo que temos vivido

Daniel