sábado, 3 de novembro de 2007

DEUS É AMOR




OLÁ PC!Obrigado pelo contributo sempre rico de conteúdo. Esta imagem já estava na forjem para um dia falar na questão que tu respondes a C.andante que dizes: “Temos tanta gente sofrendo, crianças abandonadas, crimes de todos os tipos. Se DEUS existisse não havia sofrimento”.
Claro que à partida é um contra-senso, do qual tive de meditar muito para dar a resposta a minha deficiência e em conformidade com o amor de Deus criador e companheiro.
O que me dou conta é que todas as filosofias que tentam uma busca de felicidade o caminho e a linguagem é sempre o mesmo, o amor, que também experimento na minha vida que sou feliz na medida que amo.
Logo leva-me a concluir que o Deus que ta latente na história de salvação que relata a Bíblia é um Deus que nos criou como resposta de amor. E nos criou completamente livres.
Livres porque?
Por dois motivos.
Só quem ama e tem capacidade para criar algo cria completamente livre, logo me leva a concluir que a liberdade é fruto dum amor incondicional e duma certeza que só é feliz quem é completamente livre.
Logo todo o mal do mundo é fruto duma liberdade que devia ser orientada e construída na linha da criação que é o amor.
Esta a ser construída para o egoísmo. Vou citar alguns tipos de sofrimento humano onde a causa é sempre a mesma.
Fome.
Vivemos num mundo onde por exemplo as três maiores fortunas juntas acabavam com a fome do planeta, logo o problema não tem a ver com Deus mais tem a ver com o que nós fazemos da economia.
Porquê há guerra?
È um problema político onde a política devia estar a serviço da comunidade mais serve-se dela para si própria.
Onde eu vejo Deus nesta trapalhada toda que fizemos?
Deus vendo tudo isto entra na nossa condição humana e histórica e encarna na nossa condição humana para nos dizer que o caminho é o amor, e a gente não liga ao que Cristo falou. E para terminar posso responder na primeira pessoa, sendo eu deficiente como posso acreditar num Deus que me criou com amor e continua companheiro. O fenómeno é sempre o mesmo, é muito bom sermos seres amados e completamente livres, por exemplo pelos perto mal acestido fique com uma perecia cerebral. Mais uma vez por uma pessoa usar mal a sua liberdade eu fiquei deficiente. E o que Deus me disse com tudo isso? Eu experimento que sou completamente amado não por caridade mais por ser completamente seu filho.
Porquê escolhi esta imagem?
Sinto que esta imagem é chocante não só pela imagem mas por que ta por traz, que com este pequeno texto falo. Mas também sei que Deus é resposta para tudo e já que eu não poço fazer muito coisa pelo problema Africano pelo menos dou conta da abundância que vivo e nem sempre me dou conta, e quando falava da lágrima da imagem que pos interiormente pensava em toda esta realidade

26 comentários:

Unknown disse...

Deixas sempre algo que me faz pensar ... todos os dias é um acordar diferente para a vida ver o amor de deus na nossa cruz através das nossas "limitações" não somos deficientes mas sim diferentes dos "ditos normais" que estamos ao seu lado no dia-a-dia prontos para enfrentar mais uma etapa na nossa vida com um sorriso nos lábios :).

Daniel Santos disse...

Daniel Santos disse...
Sou deferentes por tês motivo
1º neguem é igual
2º porque somos deficientes ou melhor pessoas com deficiência visível
3º da maneira com essa visibilidade
Agora o meu problema é que quando falo em deficiência (da qual sou portador) não falo da mesma coisa que muita gente com devesse de qb
Obrigado, Matilde

Segunda-feira, Novembro 05, 2007

Anônimo disse...

Danico!!!
Como referiste ao título "Deus é Amor"tenho que concordar plenamente contigo.Deus é o autor do amor.Deus ainda permanece "enamorado" pelo ser humano apesar de algumas vezes nos distanciarmos dele, mas mesmo assim ele não nos abandona.O verdadeiro amor, o amor de Deus, é restaurador, perdoa e promove o bem de quem ama , sobretudo quando nos encontramos em situações adversas.O amor de Deus dura para sempre.Ele nos ama e prova que nos ama.Danico sempre te digo:- me sinto pequena diante de TI.Ainda bem que no mundo encontramos pessoas com capacidades diferentes e que nos aceitam com nossas limitações.Conviver contigo nesses 4 meses pude perceber a grandeza que tens guardado no Coração.(Gostaria de poder citar algo, mas deixa pra lá...)rs.Que Deus continue te abençoando Querido e que tu continue a ser Um Presente de Luz em minha vida, ou melhor que tu seja sempre um Farol pra iluminar minha Fé.Obrigado pelos momentos de oração!!!!
Um beijo bem grande!!

Unknown disse...

Claro que somos diferentes e com história de vida diferente muitas vezes um exemplo de vida para a sociedade , ambos sabemos o quando é dificil muitas vezes aceitar as "limitações" mas o verdadeiro guerreiro é aquele que consegue vencer-se a si próprio!" apesar de tudo vamos a luta com um sorriso no rosto
big Kiss

Daniel Santos disse...

"Deus é Amor"
Tanta gente que não tem uma palavra um gesto de carinho, e por isso tem dificuldade em perceber que “Deus é Amor”, eu me sinto privilegiado ao longo da vida tive sempre acarinho e poder acarinhar amigos. Mas com relação é ti, dando sempre pouco tenho recebido muito
Abrigado Agneia pela tu fé e Humanidade
''''-.,.-''''-.
! !
". ."
'''-.,.-'''

Ana Cristina disse...

Essa fotografia dá abertura para muitas reflexões. Já que não estou diante dessa MULHER, reverencio-a com essas palavras:
"Bendita és tu, MULHER, que dá o LÍQUIDO SAGRADO(leite) que de graça recebeste para alimentar as criaturas do DEUS DA VIDA."
Nessa imagem fundem-se o HUMANO e o SAGRADO, o INSTINTO e a RAZÃO. É TRANSCENDENTAL!!!
É uma grande manifestação do AMOR de DEUS. É Deus se manifestando através de seus filhos.São nesses momentos que mais consigo sentir a PRESENÇA DE DEUS. consigo enxergá-lo muito mais através dos gestos do que em determinadas palavras. Muitas vezes aproximo-me muito mais DELE quando questiono-me "O que Ele é" em vez de "Quem ele é". O Divino para mim é COMUNHÃO.Essa mulher nos diz muito bem o que Ele é. Essa fotografia é uma verdadeira COMUNHÃO. Temos os seres nela representados, em perfeita harmonia, mostrando que é possível sim viver fraternalmente. Além do primordial da COMUNHÃO que é a PARTILHA. Essa Bendita Mulher nos ensina a partilhar o pão (leite). Ela entende muito mais que os "entendidos" da ONU e os chefes das nações que tudo é uma questão de Boa Vontade.
Ele é quem merece ganhar PRÊMIO NOBEL.E assim como elas há muitos anônimos que assim agem.
Peço a Deus para que Ele sempre me conceda a GRAÇA e o PRIVILÉGIO de poder encontrar, e quem sabe até conviver, nas estradas da vida, com seres especiais como ela.
"Bem-aventurados os humanos de BOA VONTADE".
Amém, Amém,Amém, Amém, Amém, Axé, Axé, Axé.
Assim seja, em todos os credos.

Daniel Santos disse...

Ana Cristina

Cristina

obrigado sempre pelo teu contributo
e teu testemunho de fé

Anônimo disse...

Olá a Todos

Um bom S. Martinho bem comido e regado na companhia das vossas famílias.

Não sei se todas as pessoas estão familiarizadas com a vida deste santo cujo túmulo se encontra na Basílica de Tours (França) e que durante muito tempo foi o maior centro de peregrinação de toda a Europa Ocidental.

As características principais de S. Martinho eram a generosidade e humildade que conjuntamente com a sua fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos das populações sobretudo em França. Uma das histórias mais populares que se contam a seu respeito remonta à sua juventude quando servia no exército romano.

Diz-se que num certo dia, particularmente tempestuoso, ia S. Martinho montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, a tremer de frio que lhe estendia a mão suplicante.
S. Martinho que também nada tinha para lhe dar, sem hesitar, parou o cavalo, tirou a própria capa de soldado que o protegia da chuva e com a espada cortou-a ao meio dando metade ao mendigo para se cobrir. E assim se preparava para seguir viagem, mal agasalhado mas com o coração quente de felicidade.
Mas eis que, subitamente, a tempestade se desfez, o céu ficou límpido e um estival sol de Outono inundou a terra de luz e calor.

Diz a lenda que, desde então, para que não se apague o acto de generosidade do santo da memória dos homens, nesta época do ano, quer Deus que cessem o frio e a chuva, e que o sol venha milagroso, por alguns dias, aquecer a terra e os corações. É o chamado Verão de S. Martinho.

Leva-me esta história até à fotografia do Andante-Azul para sublinhar que alguns dos maiores actos de generosidade são obra de que quem tem muito pouco. Logo generosidade não é sinónimo de riqueza material, mas de disponibilidade espiritual. É a tomada de consciência que a nossa felicidade e o nosso sofrimento estão intimamente ligados à felicidade e ao sofrimento de todos os seres que nos conduz naturalmente ao desenvolvimento de um sentimento de afeição, de abertura e de ternura em relação ao outro.

E para terminar este magusto de partilha de pensamentos convosco, gostaria de aqui deixar algumas frases desse que foi um verdadeiro apóstolo da caridade, Raoul Follereau:


«Viver é ajudar a viver.
É preciso criar outras felicidades para se ser feliz.
Ninguém tem o direito de ser feliz sozinho.
Saber sem amar, nada é.
E por vezes pior do que nada.
A felicidade é a única coisa que estamos certos de possuir quando a partilhámos.
Tenho a certeza de que a caridade triunfará um dia, da violência, do egoísmo e do dinheiro.
Tenho a certeza de que há-de vir um dia em que não haverá mais carestias, tugúrios e guerras;
mais crianças sem amor, velhos sem lar;
um dia em que todos os que viverem terão o direito de viver...
E a nossa recompensa será o ter acreditado, antes de o ver, neste paraíso.»



PS: Ó Andante não sei porque dizes que esta imagem é chocante, basta ler o texto da Ana Cristina para ver que ela é sobretudo inspiradora.

Ana Cristina disse...

"Os pobres são profetas porque nos inquietam."(Frei Dimas)

Frase dita por Frei Dimas, frade franciscano capuchinho, em sua palestra sobre Santa Isabel da Hungria, no Encontro da Ordem Franciscana Secular, que muito me chamou atenção.

Ao ouvir essa frase, lembrei dessa imagem. A uns ela choca, a outros desperta.

Também gostei muito de conhecer sobre a vida de Santa Isabel, pois não sabia nada sobre ela. Sua história/testemunho de vida nos ensina que para sermos solidários enfrentamos dificuldades e para vencê-las precisamos ser CORAJOSOS.

Daniel Santos disse...

Olá PC

Tenho uma amiga que ver o blog diz-me que a imagem era muito chocante, claro que mexeu com mingo, mas depois pensei se chocou era positivo porque é uma realidade nossa, mas depois pensem que as imagens que tenho posto, podem perecer negativas mas ser ponto de partida para o fundamental, um projecto de felicidade que todo homem é chamado a viver. Com relação ao S.Martinho achei muito giro que passei o dia de S. Martinho em casa da Agneia e o cunhado perguntou-me sobre S. Martinho e á noite vim ao blog e li.

Também quero agradecer as visitas e o contributo da Cristina e para levantar um pouco o véu a próxima imagem fala do advento
Saudações azuis

Unknown disse...

Olá PC


Gostei desta frase : ” A felicidade é a única coisa que estamos certos de possuir quando a partilhámos.” é bem verdade uma vida sem amor seria solidão, sem ternura seria cruel, sem confiança seria vazia mas uma vida sem amigos jamais seria vida !!!

Anônimo disse...

Olá Matilde!!!
Gosto muito dessas palavras escritas por Vinícius de Moraes e gostaria de partilhar contigo.
"Eu poderia suportar embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se moressem todos os meus amigos!!!
A alguns deles não procuro basta-me saber que eles existem!!
Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida....
Mais é delicioso que eles saibam e sintam que os adoro, embora não declare e os procure sempre.
Amigo pra mim é um irmão que a gente escolhe para duplicar as alegrias e dividir as tristezas.A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
Quem sabe um dia teremos a oportunidade de nos tornarmos amigas tbém.Que DEUS possa nos proporcionar esse encontro!
Um beijo grande no seu coração!
(C.Andante) Néia

Daniel Santos disse...

C.Andante (Neia)e Matilde

Não sei se o orgulho é pecado mas também o que o pecado? (boa!!!! Um bom tema para um mês) mas os meus amigos são pessoas muito boas e o que me orgulha é que quando se conhecem e se encontram ficam feliz uns com os outros e sem mim sustentam depois uma amizade, era tão bom se mundo fosse assim, vivemos o sonho de Deus era melhor que mil cantatas do nosso amigo Sebastian Bach. Agneia e Matilde claro que um dia se vão conhecer porque Andenteazul é de alguém que caminha no sentido do infinito onde vocês tem sido um presente de luz demasiado grande para ser editado.
beijo

Unknown disse...

Cristina!!!!
Uma das mais surpreendentes declarações feita por nosso Senhor é que é muito difícil um rico entrar no reino de Deus.Este,porém é um dos seus ensinos sobre a riqueza e a pobreza.Cristo conviveu com os pobres enquanto esteve neste mundo.
Os pobres são os humildes e aflitos deste mundo os quais clamam a Deus em grande necessidade,buscando socorro.Ao mesmo tempo,são fiéis a Deus e aguardam a plena redenção do povo de Deus, do pecado,do sofrimento,fome e ódio que prevalecem aqui no mundo.Sua riqueza e sua vida não consistem em coisas deste mundo.
Outro exemplo que posso citar é de Agnes Gonxha Bojaxhiu(Madre Tereza de Calcutá)que no inicio de suas atividades em uma viagem de trem em 10/09/46 rezando em silêncio á Deus recebeu um chamado dentro do chamado com uma mensagem clara:devia deixar o convento de Loreto em Calcutá e entregar-se ao serviços aos pobres vivendo entre eles.Bem haja se o mundo fosse repleto de pessoas com essa coragem e solidariedade.
Um abraço em Cristo!!!
Néia(C.Andante)

Anônimo disse...

Querido Danico!!
O maior bem é poder partilhar contigo de suas amizades.Há um ditado que diz:Não importa a quantidade e sim a qualidade.O que eu quero te dizer é que tu além de quantidade tem amigos com qualidades e como tu mesmo me diz nem em um período de longos anos conseguirei conhecer à todos.Sinto-me feliz por termos vividos momentos especiais com cada um deles.Que Deus te abençõe sempre!!
Um beijo carinhoso!
C.Andante(Néia)

Anônimo disse...

A Medida de Todas as Coisas

Olá a todos

Então o Cavaleiro Andante finalmente levantou a viseira e debaixo do seu elmo revelou-se a Dama do Lago perdão... a Agnéia.

Cara Néia permita-me a correcção mas não vejo a história do jovem rico como uma ode à pobreza. Penso que na verdade o que estava realmente em causa era a disponibilidade e a ordem de valores do rapaz.

Nem a pobreza é uma virtude nem o dinheiro nos leva á condenação eterna. O dinheiro é uma energia, entra, sai, flúi, em si próprio é neutro, o que fazemos com ele é que pode ter consequências positivas ou negativas. É como a energia nuclear: bem empregue pode ser a luz de milhões, mal usada a morte de outros tantos. O dinheiro é apenas e tão só um dos modos pelos quais podemos exercer a nossa acção no mundo. Sem ele muito difícil seria pôr de pé grandes projectos de desenvolvimento.

O problema coloca-se quando as pessoas fazem dele o centro da sua vida, a bitola pela qual medem todas as coisas. De facto há pessoas para as quais o dinheiro se tornou quase numa religião substituta, que a cada passo perguntam para si próprias: quanto vale o que estou a fazer agora? Isto de facto distorce completamente a relação que têm com o mundo e com os outros. E nós sabemos que há tanta coisa que não se pode medir com dinheiro por ex. sentimentos como a dedicação aos outros, o amor e a paz interior.

Por sua vez, a pobreza é muitas vezes fonte de ignorância, de fome, de escravatura, de ódios. Dizia o Andante-Azul no seu texto que Deus criou o homem completamente livre, mas será um homem, a quem é negado o direito ao trabalho, livre? E se não é livre será ainda completamente um homem?

Por isso não creio que esta história do evangelho fosse um elogio à pobreza, aliás noutras ocasiões Jesus esteve com pessoas consideradas ricas e não as condenou. O que Jesus quis pôr à prova era, se na escala de valores desse rapaz, a dedicação a uma vida religiosa era ou não mais importante que todos os seus bens. Estava ele ou não 100% disponível para seguir este chamamento? E ele, com tristeza, compreendeu que não estava.

É este o terrível desafio que se coloca a quem generosamente quer pôr a sua vida inteiramente ao serviço de Deus e dos outros, sejam religiosos de clausura, missionários, ou voluntários nos médicos sem fronteiras e afins. Por muito que achemos a sua actividade importante, quanto estamos dispostos a abandonar de nós e do nosso conforto para a fazer?

E a parte material pode nem ser o mais difícil. Falava a Néia de Madre Teresa de Calcutá e do seu chamamento, pois bem, ela não se limitou a desistir de bens materiais, ela desistiu da sua família e amigos (de quem a Matilde dizia que sem eles a vida não é vida) para ajudar completos desconhecidos, considerados párias pelo seu próprio povo. É esta a dificuldade suprema: desistir de todos quanto constituíam o suporte emocional de uma vida e apoiar-se unicamente na sua fé. Isto o próprio Jesus reconhecia ser difícil, tão difícil como passar um camelo pelo buraco de uma agulha. Ou seja é impossível. Mas no fim acrescentou: «Aos homens é impossível, mas a Deus não; pois a Deus tudo é possível.»

Por isso, todos os que foram tocados por estes seres iluminados que abnegados, corajosa e generosamente desistiram de si próprios por um bem maior, só podem ter uma imensa dívida de gratidão (e, de certa forma, todos nós o fomos quanto mais não seja culturalmente). Eles são a luz que ilumina a noite de muitas vidas, que nos dão a todos esperança, prova viva da existência de Deus são obreiros de milagres que dia a dia se renovam.

Daniel Santos disse...

PC
Concordo com a sua questão e fico muito feliz por, a pôr a grande diferença é que o meu ponto de partida é diferente. Falando de causa efeito, se olhamos para a sua frase “o homem completamente livre, mas será um homem, a quem é negado o direito ao trabalho, livre? E se não é livre será ainda completamente um homem?” e pensamos só no homem contemporâneo tem todo sentido o seu pensamento e concordo que é impossível ser livre. Mas se olharmos para o mundo na perspectiva de Deus criador da maneira que eu falei e que tudo é consequência de dois dons de Deus o amor e a liberdade, tudo torna a fazer sentido, e torno a responder na primeira pessoa, se é que sou livre mais uma vez o sentido é o mesmo, se pensar só no dia de hoje claro que não sou livre, mas no mesmo contexto posso ser tão livre ou mais que outros. Muito obrigado pelo teu contributo que é sempre muito importante para mim.
Daniel Santos

Anônimo disse...

em relação a esta imagem só queria dizer dizer duas palavras será amor ou castigo.............

Daniel Santos disse...

Caro amigo,
Uma das causas que me motiva escrever é sentir que á uma ideia quanto a mim errada de Deus, e esta questão do castigo, acho que Deus já mais castiga, quem falava muito de Deus castiga dor era o povo do antigo testamento, foi também por isso que Jesus veio mundo falar de um Deus de amor, poço lhe dar alguns exemplos: o filho pródigo, Jesus e Zequeu, Jesus e a prostituta etc. Eu escrevi em Um Presente de Luz “O amor divino desmonta a justiça humana”. Com relação ao porquê do sofrimento eu falo na imagem.
Obrigado

Unknown disse...

Olá Daniel,eu sou a Tonica e gostei muito de saber do teu blog,A fotografia desta mãe a alimentar os dois bébés é um HINO ao AMOR e à DÁDIVA.Desde que tive conhecimento desta fotografia e já lá vai algum tempo,quiz fazer alguma coisa para a publicitar , mas nada fiz... e agora vejo que o meu AMIGO teve a grande sensibilidade para o fazer. OBRIGADA um beijo Tonica

Daniel Santos disse...

Olá Tónica e José é com muito alegria que tenho a vossa participação neste espaço um grande abraço para vós e fico feliz de ir ao encontro da sua sensibilidade

Anônimo disse...

Daniel, sabes bem como admiro a forma como encaras a vida,tu és um exemplo para todos,quero que continues a acreditar naquilo em que te faz feliz,porque se não acreditasses naquilo que tu achas que é importante para ti, se calhar não eras a pessoa que todos nós conhecemos.Sabes bem que é a partilhar opiniões, conhecimentos, ideias que crescemos,aprendemos e evoluimos.É depreendido nas palavras,uma exausta valorização em que queremos acreditar tal como é cru e nua,quando se diz (deus é amor) neste caso é mais correcto (deusa é amor)porquê continuarmos a desrespeitar a mulher será que andamos iludidos,será que continuamos centrados em valores enraizados que nos quiseram passar ao longo do tempo, será que andamos ignorantemente alegres,ou conscientemente despercebidos ou distraidos com a nossa história religiosa,acho piado por vezes os mensageiros de deus falarem de familia de interrupção voluntária da gravidez ,a mulher por incrivel que parece ainda hoje em pleno seculo XXI é apedrejada até á morte em praça publica em nome de mais um mensageiro este um pouco mais simples camisola e calças rotas ,os principios são os mesmos a fidelidade o amor a caridade a bondade.....por outro lado o mensageiro de fato e gravata não apedreja mas censura não agride mas condena não castiga mas repulsa,mais uma vez digo (deusa é amor)e porque não os deuses são uns amores daniel um abraço victor

Daniel Santos disse...

Vítor obrigado por seres sempre gentil.
Compreendo muito bem porque chamas Deus é um pouco para ir contra o máximo de todos os tempos, mas passar de Deus para Deusa acho, que se a sociedade se desenvolver de uma maneira mais feminina (porque elas tão ganhar terreno e muito bem) eu continuo a chamar AMOR porque não tem sexo

Anônimo disse...

REFLEXÕES:

(Do livro “A Sabedoria dos mestres judeus”)

O rabino Yannai costumava dizer:

Não há nenhuma maneira de explicarmos a prosperidade dos malvados ou o sofrimento dos justos. Tudo que nos é pedido, entretanto, é que procuremos - nós mesmos - a justiça. A realidade é mais complexa do que gostaríamos que fosse. Se ficarmos insistindo para que tudo tenha um sentido, terminaremos desesperados. A realidade não pode ser embrulhada com papéis coloridos, e atada com a fita dourada do moralismo. A realidade é maior do que nossa visão do Bem e do Mal, do que está certo ou errado. A realidade é o que é, e não o que imaginamos que devia ser. Onde pudermos lutar pela justiça, lutemos.Onde somos confundidos por uma Verdade além de nossa compreensão, ainda assim procuremos fazer o melhor.

Daniel Santos disse...

Caro PC
O rabino Yannai quando fala: “Se ficarmos insistindo para que tudo tenha um sentido, terminaremos desesperados”. Concordo pelo facto de a prezar de falar algumas coisas sobre Deus sinto que não sei nada porque Ele é muito para alem de nós, mas tudo que nos acontece de bom ou de mal no contexto que falo na imagem de amor e liberdade a mim ajuda a ter respostas para tudo. Mas há coisas que não tenho resposta como o Tsunami mas tu aí não sei se te lembras numas das nossas conversas me destes uma resposta que me ajuda é continuar no meu pensamento, quando me contactes que toda e gente daquela região sabia que era arriscado construir naquele lugar e mesmo contra a natureza construíram.
Um abraço

Anônimo disse...

Mais uma História de Rabinos

Esta atribuída ao grande Ba'al Shem Tov.

Conta-se que ele estava no topo de uma colina, com um grupo de estudantes, quando viu um grupo de cossacos atacarem a cidade situada no vale e começarem a massacrar as pessoas.

Vendo muitos de seus amigos, lá embaixo, morrendo e pedindo misericórdia, o rabino exclamou:

- Ah, se eu pudesse ser Deus!

Um discípulo, chocado, virou-se para ele e disse:

- Mestre, como ousa proferir uma blasfêmia destas? Quer o senhor dizer que, se fosse Deus, ia agir de maneira diferente? Então o senhor acha que Deus às vezes também erra?

O rabino olhou nos olhos do discípulo, e disse:

- Deus sempre está certo. Mas se eu pudesse ser Deus, conseguia entender o que está acontecendo.