quinta-feira, 29 de novembro de 2007

FELIZ NATAL PARA TODOS



Dizem que vale uma imagem que mil palavras, não sei se é realidade, mas escolhi esta com imagem de advento. Acho que como o evangelho relata o anunciação a Maria, eu imagino um pouco como nesta pintura. O que toca mais no texto da anunciação é o diálogo de Maria com anjo. Primeiro fica perturbada com saudação do anjo, quando se fala em perturbar, fala-se sempre de algum negativo mas esta perturbação faz muito sentido, quanto a mim, porque o Deus de Israel ainda não tem esta proximidade que há hoje e começou neste mesmo instante, e o próprio Deus que se preocupa e diz “Não temas” porque Deus é Pai e nos conhece como ninguém, até digo mais Deus nos conhece melhor que nós próprios e por isso é na oração que me vou conhecendo. Mas este diálogo com Maria, e como ela vai respondendo é de alguém muito lúcido ao ponto que quando o anjo lhe diz: “Hás-de conceber no teu seio e dar á luz um filho, do qual porás o nome de Jesus” não se limita a aceitar mas tem de ter tudo bem claro, e para mim quem tem a capacidade de por tudo em causa até o próprio Deus ganha uma tremenda credibilidade. Será que o advento e o próprio Natal ainda faz sentido hoje? Houve á uns anos um retiro de silencio que foi á volta desta questão e foi-me muito importante para mim outra visão do advento. Em vez de esperá a vinda de Jesus, ter consciência que Ele veio á dois mil anos e ficou connosco mas nem sempre temos conciencia disso, então o advento á da parte de Deus á espera que nós renascemos para Ele

sábado, 3 de novembro de 2007

DEUS É AMOR




OLÁ PC!Obrigado pelo contributo sempre rico de conteúdo. Esta imagem já estava na forjem para um dia falar na questão que tu respondes a C.andante que dizes: “Temos tanta gente sofrendo, crianças abandonadas, crimes de todos os tipos. Se DEUS existisse não havia sofrimento”.
Claro que à partida é um contra-senso, do qual tive de meditar muito para dar a resposta a minha deficiência e em conformidade com o amor de Deus criador e companheiro.
O que me dou conta é que todas as filosofias que tentam uma busca de felicidade o caminho e a linguagem é sempre o mesmo, o amor, que também experimento na minha vida que sou feliz na medida que amo.
Logo leva-me a concluir que o Deus que ta latente na história de salvação que relata a Bíblia é um Deus que nos criou como resposta de amor. E nos criou completamente livres.
Livres porque?
Por dois motivos.
Só quem ama e tem capacidade para criar algo cria completamente livre, logo me leva a concluir que a liberdade é fruto dum amor incondicional e duma certeza que só é feliz quem é completamente livre.
Logo todo o mal do mundo é fruto duma liberdade que devia ser orientada e construída na linha da criação que é o amor.
Esta a ser construída para o egoísmo. Vou citar alguns tipos de sofrimento humano onde a causa é sempre a mesma.
Fome.
Vivemos num mundo onde por exemplo as três maiores fortunas juntas acabavam com a fome do planeta, logo o problema não tem a ver com Deus mais tem a ver com o que nós fazemos da economia.
Porquê há guerra?
È um problema político onde a política devia estar a serviço da comunidade mais serve-se dela para si própria.
Onde eu vejo Deus nesta trapalhada toda que fizemos?
Deus vendo tudo isto entra na nossa condição humana e histórica e encarna na nossa condição humana para nos dizer que o caminho é o amor, e a gente não liga ao que Cristo falou. E para terminar posso responder na primeira pessoa, sendo eu deficiente como posso acreditar num Deus que me criou com amor e continua companheiro. O fenómeno é sempre o mesmo, é muito bom sermos seres amados e completamente livres, por exemplo pelos perto mal acestido fique com uma perecia cerebral. Mais uma vez por uma pessoa usar mal a sua liberdade eu fiquei deficiente. E o que Deus me disse com tudo isso? Eu experimento que sou completamente amado não por caridade mais por ser completamente seu filho.
Porquê escolhi esta imagem?
Sinto que esta imagem é chocante não só pela imagem mas por que ta por traz, que com este pequeno texto falo. Mas também sei que Deus é resposta para tudo e já que eu não poço fazer muito coisa pelo problema Africano pelo menos dou conta da abundância que vivo e nem sempre me dou conta, e quando falava da lágrima da imagem que pos interiormente pensava em toda esta realidade