sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Imagens que me tocam




Este Cristo está numa capela da Verbum Dei na casa de retiro em Vale de Lobos – Sabugo, onde costumo fazer retiro, esse factor já tem um carga emocional para me tocar, mas é mais a forma como ela está tão bem concebida. Podemos fazer duas leituras: Uma de Cristo crucificado nas mãos do Pai, outra as duas dimensões de Cristo crucificado e glorificado.
Jesus crucificado, o facto deste crucificado ter as dimensões de um homem faz que a imagem aproxime-se mais da realidade e nos toque mais. Como me sinto muito ecuménico sei que pessoas que professam outra fé podem ficar chocadas por adorar imagens, mas não se trata de adorar imagens, apenas a imagem pode ser ponto de partida e nunca um fim em si mesmo. Um pormenor que é um desafio para nós é as mãos de Jesus são a continuação do trabalho do Pai
Com relação a Jesus glorificado, a outra que encanta é o Pai a acolher Jesus como sempre, esta união de Jesus com o Pai e o Pai com Jesus. Como fala João 17 tudo que é meu é teu e tudo que teu é meu.

7 comentários:

Anônimo disse...

Desde criança sempre me senti intimidado na prsença de imagens de Cristo crucificado. O enfase na morte e não na ressureição; o sofrimento extremo; o apelo a uma fé baseada na emoção. Quando perguntava porque é que não haviam imagens de Cristo Ressuscitado, a reposta geralment era a mesma: tens de te concentrar no facto de que Cristo deu a Sua vida por todos nós, ao morrer na Cruz! Sim, mas ele triunfou a morte, tambem por todos nós! Na minha presente paróquia, a primeira vez que entrei na igeja, os meus olhos imediatamente vislumbraram uma imagem magnífica de Cristo ressuscitado, com a cruz por detrás. Nada acontece por acaso... Esta imagem que o Daniel quis partilhar com todos nós, é sem dúvida um magnifíco exemplo desta percepção e sensibildade por parte do artista que a realizou.

Anônimo disse...

É com alegria que ao abrir o teu blog deparo-me com esta foto que tanto sentido tem para mim... Os momentos de oração e de simples repousar na Sua companhia, fazem da capela onde está esta imagem de Jesus, um espaço muito querido e reconfortante para mim... Lembro-me que foi também nesta capela que te conheci Daniel. A ti e às tuas sábias palavras, o que me dá a certeza (e de um modo muito concreto!) de que, a partir dela, posso e devo abrir-me ao Mundo, a quem me rodeia!
Um forte abraço Daniel e que nos possamos continuar a encontrar neste espaço que em muito nos tem feito crescer como seres humanos filhos do mesmo Pai.

tsebastiao disse...

Pois andante azul também a mim me tocou muito esta imagem!!
É sem dúvida uma obra de arte fabulosa, é sem dúvida o reconforto que precisamos neste nosso caminhar - o abraço de Deus Pai, o Amor que Ele tem por seus filhos.
Obrigado Daniel, por este "colo" que me proporcionaste.

Bjs
Teresa

Daniel Santos disse...

Teresa também é muito na amizade que experimento um pouco desse colo que nos agarra todo o nosso ser, obrigado para teu carinho que me tem me relvado o rosto do pai
bjs
Daniel

Unknown disse...

Ia fazer comentario sobre esta imagem fantastica quando li o comentario de "Jose Augusto". Ele transmitiu exactamente o meu sentimento sobre Cristo crucificado, para que dizer mais? Às vezes penso que sou a unica a pensar diferente dos outros, mas felizmente nao ! Viva Cristo Ressuscitado. Obrigada Daniel.
Paula

Daniel Santos disse...

Claro que Cristo a partir da ressurreição esta vivo entre nós,e quer continuar a faser caminho connosco e a igreja ao longo da historia e hoje dar ainde uma grande importância a morte e sofrimento de Cristo, foi por iço mesmo a minha intencionalidade de dar ênfase ao Seu estado de gloria. Mas fui é uma eucarística a Arroios Lisboa, e a rezar e olhar o Cristo que se encontra crucificado, ao pensar no que escrevi antes no blog, senti que era importante mudar pouco a mentalidade, mas sem esquecemo-nos daquele sofrimento todo do caminho da cruz de uma entrega total.

Obrigado Paula e a todos por este espaço que se vai recriando com a vossa riqueza

Anônimo disse...

Adoro Vale de Lobos, põe um post com a fotografia da capela da casa, é linda!