sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Com a mensagem do Zé Augusto que me tocou, acho que pode ser uma ideia fazer deste espaço, com o que eu vou colocando fazer um tipo de fórum. ESPERO POR VÓS!!!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Daniel

Parabéns por este blog e por tudo o que tens criado ao longo da vida. Estou sempre atenta a tudo o que vem de ti, não só por gostar muito de ti, mas porque sempre saio enriquecida do contacto contigo e com o que vais produzindo.
Por tudo, muito obrigada e as maiores felicidades
Bjs
Isabel (Açores)

Anônimo disse...

Com então o Andante Azul resolveu pôr-se a blogar a toda a brida?!

Muito bem sim senhor, já que há por aí gente de alma tão negra a botar discurso, porque se calaria o Andante Azul cujos pensamentos até são de luz?

Mas, foruns à parte, o que o Andante Azul ainda não explicou à malta é porque é que é Andante e Azul. E eu penso que era por aqui que deveria ter começado o seu blog.

Afinal como é?

Andante porque não consegue ficar parado ou porque tem um caminho a seguir?

Ou será Andante de conto de cavalaria? Cavaleiro Andante que luta pela justiça e corre a salvar as donzelas desvalidas das garras do dragão, ou Lancelote em busca do Santo Graal?

Ou Andante tem a ver com ritmo e música, essa arte de que tanto gostas? Talvez penses que a vida deve ser levada não em Adagio, nem em Presto, simplesmente em Andante um passo de cada vez, de forma amável e elegante, com toques breves de tristeza mas sempe com um olhar positivo no futuro, como no Andante do concerto para piano No. 21 de Mozart tema do filme 'Elvira Madigan'.

E o Azul...

é o que ligamos à harmonia e paz, ou à frieza ou depressão? No ultimo caso um titulo mais apropriado para o blog seria Daniel's Blues.

Ou será a expressão de fervores clubísticos? Ou um aviso apocaliptico de que as viroses dos ruminantes podem ser extensivas aos seres humanos?

- Ai, minha mãe que nos tocou uma grande desgraça! A nossa cabra tem a língua azul!
- Credo meu filho, queres ver que o raio da bicha saltarica engoliu o apito dourado?

Ou será um Azul da cor do sonho, esse outro bichinho álacre e sedento que nos comanda a vida?


Que o Andante Azul avance e responda se é capaz.

Daniel Santos disse...

Caro amigo,
Não sei quem é, mas pelas suas palavras sei que alguém que me conhece. Gostei muito da sua abordagem obrigado.
Com relação ao nome do blog quero dizer que acertou na “muge”
ANDANTE, claro tem a a ver com musica, gosto muito de andantes, sem falar em musica porque como diz António Cartaxo da Anten2 a “musica é um romance sem fim” e eu vou mais longe digo que nós homens de fé temos na musica um canal estreito para nos encontrar e nos sintonizar com Deus. ANDANTE porque temos em caminho.
AZUL não sei lhe dizer se é minha cor favorita, nas deste muito novo é uma cor que mexe e me envolve como infinito envolve e Terra
Ja agora PC porque?
talvez pessoa certa!!!!!!!!!!!
bem haja

Anônimo disse...

Caro Andante-Azul

Vejo que és um romântico inveterado como aliás já suspeitava.

Não sei se "a música é um romance sem fim", pois há músicas tristes e depressivas, iradas e até violentas, de protesto e mal dizer, marchas militares boas para acompanhar guerras, músicas abstractas, minimalistas e disconexas, algoritmicas, geradas por computadores sem alma nem coração. No entanto compreendo o teu ponto de vista pois, desconfio bem, que é com esse tipo de música que levas as garot... digo, a àgua ao teu moinho: Andante, dolce e con brio... ah pois é...

Agora, aquilo com que não concordo, de todo, é que a música seja um canal estreito para Deus. A música é um canal largo, muito largo mesmo, para a espiritualidade. Bobby McFerrin esse g'anda maluco que ficou internacionalmente conhecido pelo seu "Don't Worry, Be Happy", homem e orquestra num só corpo e que qualquer melómano que se preze deve possuir na sua colecção de CDs/DVDs disse numa entrevista que:

«A razão pela qual a música tem tanto poder sobre as pessoas é porque é uma arte espiritual. Por isso, devemos ter um especial cuidado no modo como a utilizamos e no que colocamos nela, porque ela toca directamente o nosso coração e espírito. Principalmente nós, os artistas, temos uma grande responsabilidade, pois é nosso dever alimentar a alma de quem nos escuta e a nossa própria, com coisas boas e positivas.»

Ora aqui está um discurso que dá que pensar a quem acha que qualquer música é boa desde que dê para abanar o capacete. Discurso que aliás se pode adaptar a outras actividades. Artísticas e não só... E que ajuda a compreender porque é que a tua actividade das horas vagas como escritor de pensamentos positivos é de facto mais relevante do que à primeira vista alguns poderão julgar.


Quanto ao PC, é fácil. É que ao princípio os meus amigos diziam:

- Olha ali vai o Intel Pentium Core Duo 3 GHz, 512MB de RAM e Hard Disk de 400GB, Placa Video em Bus PCI Express e Leitor DVD de 16x Double Layer.

Então eu cheguei-me ao pé deles e disse-lhes:
-Ok rapazes, vamos lá a acabar com as formalidades. A partir de hoje podem tratar-me simplesmente por PC.

Daniel Santos disse...

Olá PC também pode ser “Para Comigo”
Com relação a não concordares, larga eu estreita se calhar usei mal o termo, ás vezes como na física os apostos se unem. Quero dizer que a música… música clássica claro! Ajuda-me a penetrar mais em Deus mas é apenas uma via

Ana Cristina disse...

Quero dizer-lhes (Daniel e "Pc") que adorei o pingue-pongue filosófico/ideológico dos dois. Vou colocar mais um pouquinho de lenha na fogueira. Assim como Daniel também gosto muito do azul.Pensar em português é pensar em mar. Será que Daniel como um bom português escolheu (consciente ou inconscientemente)azul que é a cor do mar? Com certeza a escolha cromática tem um sentido para quem a faz.

Anônimo disse...

Cara Ana Cristina

no que toca a cores, o significado que cada um lhes atribui, é do mais subjectivo que há.
Cá por mim sou mais de amarelos e laranjas que têm a ver com alegria e positivismo.

Quanto aos azuis, aceito que o azul esteja primordialmente ligado ao céu e mar, embora na heráldica portuguesa - que não é, de todo, a minha especialidade – o mar esteja mais ligado à cor verde. Pelo menos a julgar pelos pavilhões da armada e pelo próprio significado atribuído ao verde da bandeira nacional a que se junta a esperança, claro.

No caso do Andante-Azul, a julgar pelo post anterior do Daniel, a cor foi escolhida pelos seus aspectos mais celestiais que marítimos. Afinal azul também pode representar a fé e a verdade e estes são objectivos sempre muito presentes na mente do Daniel na sua cruzada de vida.

Mas, no final, que importa?
Céu e Mar confundem-se sempre na linha do horizonte.

Ana Cristina disse...

"Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia enfim descolorirá..."(Toquinho - compositor brasileiro)

Caro PC,

Quis começar lembrando esses versos desse belo artista para essa nossa conversa (se assim posso chamar).
Confesso que fiquei surpresa ao ver que a réplica do meu comentário foi feita por ti (nada contra) e não por Daniel.Mas desse modo, expressas o quanto o conheces bem para responder por ele. E também está muito interessante esse nosso diálogo sobre as cores. O que seria de nós sem elas?!? Convergisse com meu pensamento ao associar cores com o estado de espírito de cada ser. Damos ao nosso dia, vida, mundo a cor que expressa nosso mundo interior. Tens dia que, ao seu fim, podes dizer, ou colori-lo:" Hoje meu dia foi cinza" ou "Amarelou tudo"... Também o sentido da cor e a cor dada a certos seres é também uma questão bastante cultural. O PRETO para uma pessoa que perdeu um ente querido não tem o mesmo significado para os heaves metal. O VERMELHO na China não tem o mesmo sentido que o vermelho aqui. O VERDE da bandeira de Portugal representa o mar, o da bandeira do Brasil representa as matas. O mar para nós é azul, para vocês é verde, e por aí segue...
Outra coisa, não sabia que FÉ e VERDADE tinham cor. Tu mostraste que sim. Que bom! Por isso digo-te: "Ai de nós sem elas!"
Quero dizer-te que foi um prazer trocar idéias contigo, PC.
Aqui no Brasil temos uma forma de peguntar a alguém se está tudo bem com ela dessa forma: "Tudo azul?"
Encerro perguntando-te:"Tudo azul?"
Felicidades.

Anônimo disse...

Olá Daniel ,queria lhe dar muitos parabéns pelo seu livro "Encontrome-me quando te encontro"
Um livro que nos traz muita paz de espirito
O mundo precisa de pessoas como o Daniel
seu amor por Deus , e a forma de ver o mundo nos contagia
Muitos parabéns