sábado, 3 de janeiro de 2009

FELIZ 2009



Chegamos a 2009,a mais um reveillon, independentemente das crises as pessoas continuam a comemorar e isso é muito bom, sempre que há motivo para alegria há que não a calar.
Mais ano que passou,mas este momento também não pode se esgotar na folia da meia noite, na qualidade ou local e companhia para reveillon, temos de ir mais longe.
Temos de nos fazer parar a contemplar tudo de bom, e tentar sermos melhor , não é um exame aústero de consciência, mas sentir a presença.
Ao ter um olhar mas alargado do mundo.
O mundo foi marcado pela crise económica em vários pontos.
A eleição de Obama para Presidente dos EUA, mais pelo derrube de preconceitos e pelos impactos a nível mundial do que pelas alterações de políticas.
O não da Irlanda ao Tratado Europeu (de Lisboa), mostrando que a construção européia não deve ser feito “a toque de caixa” dalguns senhores, que desprezam a vontade dos povos. E muitos outros que a comunicação social cala.
Mas olhando para o nosso país.
A capacidade de resistência e luta reveladas pelas populações e trabalhadores e suas organizações em defesa do serviço nacional de saúde nomeadamente ensino público de qualidade, mostrando que, mesmo com uma maioria, que se esqueceu das promessas eleitorais, prepotente e insensível ao país real, “há mais vida para além do défice” e que as pessoas ainda são capazes de se indignar, como provaram os professores com as suas duas manifestações e a sua greve nacional.
Mas grande mudança tem de passar a nível pessoal.Pois tanto o mundo como nosso país por vezes sentimos que tudo nos passa ao lado. Mas a nossa vida podemos mudar sempre para melhor, influenciando as pessoas mais próximas e assim o país vais mundando e o mundo também.
Por isso não só as empresas precisam de fazer o seu balanço anual, como nós podemos aproveitar para repeensar nossa vida, tudo de bom que temos e nem sempre tomamos consciência, o muito que poderemos fazer com o pouco que podemos dar.