sábado, 3 de janeiro de 2009

FELIZ 2009



Chegamos a 2009,a mais um reveillon, independentemente das crises as pessoas continuam a comemorar e isso é muito bom, sempre que há motivo para alegria há que não a calar.
Mais ano que passou,mas este momento também não pode se esgotar na folia da meia noite, na qualidade ou local e companhia para reveillon, temos de ir mais longe.
Temos de nos fazer parar a contemplar tudo de bom, e tentar sermos melhor , não é um exame aústero de consciência, mas sentir a presença.
Ao ter um olhar mas alargado do mundo.
O mundo foi marcado pela crise económica em vários pontos.
A eleição de Obama para Presidente dos EUA, mais pelo derrube de preconceitos e pelos impactos a nível mundial do que pelas alterações de políticas.
O não da Irlanda ao Tratado Europeu (de Lisboa), mostrando que a construção européia não deve ser feito “a toque de caixa” dalguns senhores, que desprezam a vontade dos povos. E muitos outros que a comunicação social cala.
Mas olhando para o nosso país.
A capacidade de resistência e luta reveladas pelas populações e trabalhadores e suas organizações em defesa do serviço nacional de saúde nomeadamente ensino público de qualidade, mostrando que, mesmo com uma maioria, que se esqueceu das promessas eleitorais, prepotente e insensível ao país real, “há mais vida para além do défice” e que as pessoas ainda são capazes de se indignar, como provaram os professores com as suas duas manifestações e a sua greve nacional.
Mas grande mudança tem de passar a nível pessoal.Pois tanto o mundo como nosso país por vezes sentimos que tudo nos passa ao lado. Mas a nossa vida podemos mudar sempre para melhor, influenciando as pessoas mais próximas e assim o país vais mundando e o mundo também.
Por isso não só as empresas precisam de fazer o seu balanço anual, como nós podemos aproveitar para repeensar nossa vida, tudo de bom que temos e nem sempre tomamos consciência, o muito que poderemos fazer com o pouco que podemos dar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Um grande 2009 também para ti, ó Andante, que contenha, pelo menos 365 dias, bem vividos. No mínimo...

Quanto ao texto por ti publicado e porque um ano novo se comemora sempre com música, claro, e também porque partilhamos um comum interesse por essa ancestral arte e ciência da combinação dos sons (tal como vem no dicionário), assim te respondo com a letra de uma canção dos Deolinda que estão na moda e que se intitula:


* movimento perpétuo associativo *

Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!

Agora não, que é hora do almoço...
Agora não, que é hora do jantar...
Agora não, que eu acho que não posso...
Amanhã vou trabalhar.

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos vencer!

Agora não, que me dói a barriga...
Agora não, dizem que vai chover...
Agora não, que joga o Benfica
E eu tenho mais que fazer...

Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, é esta a direcção!

Agora não, que falta um impresso...
Agora não, que o meu pai não quer...
Agora não, que há engarrafamentos..
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Vão sem mim, que eu vou lá ter...

Daniel Santos disse...

Obrigado, PC que este anos seja um ano por bom para ti
Um forte abraço.