sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

MENINO, HOMEM, DEUS



Vi esta imagem no boletim de Antena2, e me encantou logo a doçura daquela mãe pelo menino, não sei se é o menino Jesus, mas parto da hipótese que é. Este mês de Janeiro pode ser o mês da contemplação do menino, educado no ambiente de fé. De facto, grande parte do que somos é construída na infância. Para mim o grande segredo de Jesus, da sua humanidade ao ponto de ser divino foi como viveu a sua infância, e só teve a sua vida chamada pública aos trinta anos. Quanto a mim esse tempo foi uma busca constante de Deus. Se realmente ele era apenas Homem como nós.
“Com 33 anos, "Jesus Cristo era um homem como outro homem". Com "os traços físicos de um judeu, de olhos cinzentos e cabelos pretos e não loiro de olhos azuis", afirma o teólogo Joaquim Carreira das Neves. Os erros de representação da figura de Cristo são, na sua opinião, habituais porque "a Igreja se serviu dos seus pintores para o representarem à maneira ocidental, anglo-saxónica".
Pelo facto de não haver fotografias de Cristo, "não se sabe se era bonito ou feio", lembra Carreira das Neves. "A Bíblia não descreve fisicamente os seus heróis, mas sabemos que, por volta dos 30 anos, Jesus era um homem cheio de saúde", diz. No entanto, para adivinhar os seus traços físicos, "basta pensar num judeu e num árabe, porque entre um e outro encontram-se os traços que terá tido".

Uma questão que eu não tenho clara e que gostava de vos colocar, é:
- Se Jesus era Deus e veio fazer nosso caminho como nós? Ou,
- Se Jesus é um Homem como nós e chegou a ser Deus?
Nota: Se que nas escrituras diz que o verbo era Deus e estava com Deus e S. João pega por ai. Mas também está escrito que nós já estávamos na palma de Deus.

Um feliz ano novo